Novos temas de pós-graduação

CINEMA E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

MATRIZ CURRICULAR

– História do audiovisual brasileiro
– Relações entre cultura escola e cultura audiovisual
– Critérios de qualidade na produção audiovisual para infância
– Representação da infância e juventude no audiovisual
– Linguagem midiáticas na educação
– Linguagem audiovisual – conceitos e processos
– Produção audiovisual
– O audiovisual e a documentação pedagógica

CULTURA NAS ALDEIAS INDÍGENAS E TERRAS QUILOMBOLAS

MATRIZ CURRICULAR

– Aula Inaugural/Contextualização Histórica
– Lei 10.639/2003 e 11.645/2008- Impasses e Desafios
-Remanescentes de Quilombos: Espaço de Arte, Cultura, Memórias,Resistência e Conquistas
– Estudos sobre Comunidades Quilombolas e Indígenas
– A História da Arte e Danças Africanas e Indígenas
– Visitas in loco programadas com o docente último encontro nos quilombos de Paraty
Sujeito a formação de turmas

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA NOS PARQUES

MATRIZ CURRICULAR

ARTE, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NOS MUSEUS: A CULTURA EM MOVIMENTO

MATRIZ CURRICULAR

– 1ª aula – Polo Saúde – Apresentação do curso e do docente
– 2ª aula – Pinacoteca
– 3ª aula – Museu de Arte Sacra de São Paulo
– 4ª aula – MASP
– 5ª aula – Memorial da América Latina
– 6ª aula – Museu da Imigração do Estado de São Paulo
– 7ª aula – MAM
– 8ª aula – Mac USP
– 9ª aula – Museu Afro-brasileiro

HISTÓRIA E CULTURA NOS MUSEUS: POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS

MATRIZ CURRICULAR

– Aula Inaugural/Contextualização Histórica
– Lei 10.639/2003 e 11.645/2008- Impasses e Desafios
-Remanescentes de Quilombos: Espaço de Arte, Cultura, Memórias,Resistência e Conquistas
– Estudos sobre Comunidades Quilombolas e Indígenas
– A História da Arte e Danças Africanas e Indígenas
– Visitas in loco programadas com o docente último encontro nos quilombos de Paraty
Sujeito a formação de turmas

GESTÃO EMOCIONAL NO TRABALHO DA ESCOLA PÓS PANDEMIA

MATRIZ CURRICULAR

Disciplinas Específicas do curso
1-Educação em tempos de pandemia
2-Neurociência, Afetividade e Aprendizagem
3-Cognição e emoção
4-Relacionamento interpessoal e mediação de conflitos
5-Comunicação não violenta (CNV)
6- Síndrome de Burnout, saúde e educação

AS LINGUAGENS DA ARTE ATRAVÉS DA MÚSICA, ARTES VISUAIS, DANÇA E TEATRO

MATRIZ CURRICULAR

  • Aula Inaugural:
    O que são as quatro linguagens da arte, apresentação da proposta.
  • Aulas temáticas, uma para cada linguagem:
     A Música na Educação

    Artes visuais na Educação
    Teatro na Educação
    Dança na Educação
  • Visitas Práticas para vivenciar as aulas teóricas
    Visita: teatro

    Visita: museus
    Visita: orquestra
    Visita: Show / apresentação dança
  • Aula de Encerramento: importante para discutir como foi a experiência do curso, abordar como incorporar repertório cultural, experimentação.
CONCEPÇÕES DA INFÂNCIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

MATRIZ CURRICULAR

– Fundamentos da educação infantil – infância, escola e sociedade
– Tempos, espaços e recursos – a escola centralizando na criança
– Currículo e linguagens na escola da infância – campos de experiência
– Escola de todos – diversidade, multiculturalismo e ética na infância
– Gestão democrática, comunidade educativa e cidade educadora
– Relacionamentos e aprendizagem – a escola para as pessoas
– Autonomia da criança e práticas pedagógicas na educação infantil
– Docência na educação infantil
– Avaliação e documentação pedagógica

CORPO E MOVIMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

MATRIZ CURRICULAR

– A música e o movimento na educação
– Dança – terapia
– Metodologia da pesquisa
– Percepção das linguagens: corporal, visual e emocional da criança
– Relaxamento e respiração do corpo e suas implicações
– Neurociências, corpo e movimento
– Fundamentos e percepção da linguagem do corpo na educação
– A saúde do professor: tratamento da depressão, ansiedade, stress, – através da linguagem corporal
– Atividades lúdicas corporais e a inclusão

TEATRO NA EDUCAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR

– Corpo e Atuação: Possibilidades Teatrais na Escola
– Fundamentos da Arte, da Educação e da Cultura
– História do Teatro
– Jogos Teatrais na Escola
– Literatura dramática
– Metodologia da Pesquisa Científica
– Montagem e Encenação
– Oficina de Criação em Dramaturgia
– Pedagogia do Teatro
– Seminários Artísticos-Pedagógicos
– Trabalho de Conclusão

A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADA

MATRIZ CURRICULAR

– Introdução à psicanálise
– A psicanálise e o desenvolvimento infantil
– Literatura infantil e contos de fada na – educação
– Psicanálise dos contos de fadas e aprendizagem
– As práticas das linguagens nas salas de educação infantil
– Mundo imaginário dos contos de fadas na visão infantil
– Metodologia em psicanálise e científica
– Didática do ensino superior