Cursos livres (20h)

Cursos e matrizes curriculares:


MEDIANDO CONFLITOS NA EDUCAÇÃO
• Cultura de paz e não violência
• Superação e resolução de conflitos
• Mediação de conflitos
• A Prevenção como fator primordial de atenção


LUCIDIDADE NA PERSPECTIVA DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCUSIVA
• O brincar e sua importância, Brinquedos e brinquedoteca
• Atividades Lúdicas na educação infantil
• Atividades corporais e a inclusão
• Currículo e avaliação para a aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
• Indicadores de qualidade da SME/PMSP
• Orientação Normativa 01/13; Curriculo Integrador da Infância Paulistana
• Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil


JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO
• Currículo Integrador
• Múltiplas Linguagens nas diferentes etapas/modalidades da Educação Básica
• O Brinquedo como instrumento para a inclusão
• O lúdico na aprendizagem
• Diversidade: tradição Cultural e folclórica dos jogos, brinquedos e brincadeiras


CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM DESAFIO COLETIVO
• A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
• Gestão Democrática na escola
• A identidade da escola
• Projeto Político pedagógico, currículo e avaliação para a aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva


EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO CIDADANIA NA ESCOLA
• Conceito de Meio Ambiente
• Educação Ambiental e o exercício da cidadania
• Sustentabilidade na escola


A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA
• Fundamentos históricos da cultura afro-brasileira
• Política de promoção à igualdade racial nas escolas
• A arte e dança africana
• O continente africano na sala de aula
• Cultura, literatura, culinária e brincadeiras indígena, africana, afro-brasileira
• Implementação da lei n.º 10.639/03 e lei n.º 11.645/08 sobre ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, na educação básica